sábado, 21 de março de 2015

Maionese / Mayonnaise


 
 
“Era uma vez nas Ilhas Baleares...”

Para fazer uma Mayonnaise, só é necessário  misturar energicamente azeite, vinagre, gema, sal e pimenta-do-reino com um Fouet. Nada de mais fácil a priori, mas aqueles que, depois de terem batido os ingredientes por dez minutos, continuam com um molho desesperadamente ralo, sabem que não é tão simples...

Encontramos o primeiro traço escrito sobre a Mayonnaise somente no início do século XIX, no tempo de Napoléon Ier, numa receita para acompanhar o salmão. Contudo, a origem da palavra continua sendo questionada, e ainda existe uma disputa entre várias cidades em relação a Mayonnaise.

A maioria das pessoas acredita que a origem viria da cidade de Mahon, porto das Ilhas Baleares tomado em 1756 sob Louis XIII aos ingleses. Em comemoração a esta vitória, o cozinheiro do Cardinal de Richelieu teria inventado esta receita com os ingredientes disponíveis na ilha, quer dizer azeite, vinagre, gema, sal e pimenta-do-reino. Já os espanhóis evidentemente sustentam que a receita já teria existido bem antes, e que seria somente uma cópia da parte dos franceses!

De qualquer forma, a receita foi levada à França, onde encontrou o sucesso, a partir do qual se espalhou para outros países, entrando, por exemplo, com a forma Mayonese no dicionário português em 1881, nos últimos anos do reinado de Pedro II. Se esta fosse a real origem, a palavra Mayonnaise teria nascido da palavra Mahonnaise.

Outros acreditam que viria da cidade basca de Bayonne situada ao norte dos Pirineus. Se fosse assim, a Mayonnaise teria nascido como Bayonnaise e seria então a irmã mais quieta da famosa e terrível Baioneta, esta nascida com certeza absoluta, na cidade basca de Bayonne.

Existem outros que pensam que este molho seria a criação de um pequeno Chef de Magnon, um minúsculo povoado da região sudoeste da França perto de Agen, famosa por suas ameixas. Neste caso, a Mayonnaise viria da palavra Magnonnaise...

Alguns também acreditam que poderia vir da região de Mayenne, no oeste da França, cuja cidade principal é Le Mans, famosa por sua corrida de automóveis com duração de 24 horas. A Mayonnaise, neste caso, teria nascido como Mayennaise.

Enfim, as últimas hipóteses são de que teria originado de uma antiga palavra francesa : o substantivo Moyeu  que significava a “gema”, ou ainda os verbos Manier significando “manejar”, ou Mailler para “malhar”, isso a partir de um tipo de martelo chamado “malho”...

Então, qual viagem você prefere? Um voo para as Baleares? Para o País Basco? O sudoeste da França? O oeste? Ou nenhum desses e escolheria “malhar” na orla?

Na hora de degustar a Mayonnaise, considerando o ponto de vista gastronômico francês, uma boa Mayonnaise é tão deliciosa que pode se bastar a si mesma – embora seja possível acompanhá-la com uma lagosta! – cabe a cada um fazer sua escolha!

 

A frase fácil do dia:

A frase francesa : “Pour que la mayonnaise prenne, les ingredients doivent être à la même température’’.

Traduz-se efetivamente em português por: ”Para a maionese dar ponto, os ingredientes devem estar todos à mesma temperatura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário